As transgressões de Cristo

De uma forma muito simples quero explicar-te porque apesar de Cristo transgredir as obras da lei, ele nunca pecou contra o Pai.
De uma forma muito simples quero explicar-te porque apesar de Cristo transgredir as obras da lei, ele nunca pecou contra o Pai.

Cristo transgrediu contra o sacerdócio Levítico, pois só havia perdão pelo sangue pelo sacerdócio Levítico.

Mc.2:7 7 - Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?

E além disso segundo a lei ele não podia ser sacerdote e nem profeta, porque tais ministérios só podiam sair da tribo de Levi e ele vinha de Judá.

Quebrou a lei do sacerdócio Levítico abolindo os sacrifícios instituídos pela lei, dizendo: não quero sacrifícios

Mt.9:13 13 - Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Quebrou a lei dos alimentos proibidos pela lei

Mc.7:19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora; ao dizer isto considerou puros todos os comidas?

Quebrou a lei da proibição do contacto som os leprosos, mortos e com fluxo.

Mt.8:2-3 Quebrou a lei da contaminação do leproso
Mc.5:41 Quebrou a lei da contaminação do morto
Lc.8:45 Quebrou a lei da contaminação do fluxo

Nm.5:1-22 - Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. 3 - Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.

Quebrou a lei do sábado em que não se podia fazer qualquer obra sob pena de morte.

Mc.2:2423 - E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. 24 - E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

Ele mesmo confessava que fazia obras ao sábado dizendo: eu também trabalho.

Jo.5:17 6 - E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. 17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

A escritura diz claramente que ele quebrava o sábado da lei, e queriam matá-lo porque esse era o juízo da lei

Quebrou a lei que diz: honra teu pai e tua mãe enquanto viverem. Por ele tinham de os abandoar para o seguir.

Lc.14:26 - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Ao ponto de dizer a um que ia enterrar a seu pai: deixa os mortos cuidar dos seus mortos e vai pregar o evangelho.

Quebrou a lei do juízo sobre a adúltera quando lhe disse:não te condeno. Quando a lei dizia: a adúltera matarás por apedrejamento.

Jo.8:5 5 - E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Fazendo-se assim maior que a lei não a cumprindo.

Quebrou a lei do divórcio arbitrário do homem, para fazer uma lei que penalizasse a ambos

Mc.10:2-5,11-12 2 - E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3 - Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? 4 - E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar1 - E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adúltera contra ela. 12 - E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adúltera.

Quebrou a lei do lugar santo e sagrado de culto instituído pela lei.

Jo.4:21-24 21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

E muitas outras mais leis gravíssimas aos olhos do sacerdócio levítico, portanto cristo não veio cumprir os mandamentos da lei nem aperfeiçoar a lei, mas contradizer e por isso muitas vezes dizia: os antigos diziam assim, eu porém, vos digo...

Na verdade, Deus avisava sobre pena de morte para nada acrescentar e nada retirar da lei, e que ninguém se desviasse nem para a direita nem para a esquerda do que estava escrito, por isso era com razão que os fariseus estavam irritados e condenavam Jesus.

No entanto bastava uma só transgressão para quebrar todas as leis e fazer-se culpado de todas.

Mas a verdade, é que ele nunca pecou contra Deus, nem transgrediu a sua lei que é espiritual e não mandamento carnal de obras.

Primeiro porque a lei só durou até João Batista, sendo ele o último Sacerdote Levita levantado por Deus, filho de Zacarias o sumo sacerdote.

Porque todos os profetas e a lei duraram até João.
Mateus 11:13

Foi quando ele baptizou Jesus, que a lei acabou e começou o ministério de Cristo, que não é segundo a lei Levítica, mas segundo a ordem de Melquisedeque, que é um ministério eterno. logo já não estava debaixo da lei para ser condenado pela lei.

Em segundo lugar quando ele diz que veio cumprir a lei e os profetas não se está referindo aos mandamentos (doutra forma não os quebrava), mas ao que a lei e os profetas anunciaram desde o principio acerca dele, e por isso está escrito:

Lucas 24:44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se CUMPRISSE tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

E outra vez:

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus (Cristo) pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Romanos 3:21-22

Ele veio cumprir a justiça que Deus que era anunciada pelos rituais do sacerdócio Levítico, em que funcionava pelo sangue dos animais para perdoar pecados, e não para fazer as obras da lei; e por isso ele é chamado o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo

E outra vez ele diz o que veio cumprir usando o livro do profeta Isaías:

Lucas 4:17 - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. 20 - E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 - Então começou a dizer-lhes: Hoje se CUMPRIU esta Escritura em vossos ouvidos.

Foi isto que ele veio cumprir, não obras da lei. Veio morrer para tornar o homem justo e santo, libertando-o da escravidão do pecado e da cegueira das trevas, coisa que o homem não podia alcançar pelas obras da lei, mas em Cristo foi dado gratuitamente pela oferta do seu corpo.

Pois ele é o fim da lei, e nele encontramos a nossa justiça e santidade; o objetivo da lei que era tornar o homem justo diante de Deus, por Cristo é estabelecido em nós gratuitamente.

Romanos 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Além disso a lei é para os pecadores e não para os justos como Cristo era. Quem obedece á lei de Moisés mostra que não é justo e que Cristo para ele veio em vão, mas que ainda é pecador estando na mesma condição de que qualquer impio que não crê em Deus; porque se é por graça já não é por obras.

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Romanos 11:6

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>