O pecado deliberado

Livre arbítrio significa poder obedecer ou desobedecer quando se quer, e, se fazes o bem por tua escolha, então também quando fazes o mal é por tua escolha!

Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e...

1 Reis 8:46

Este verso destrói o livre arbítrio, pois diz que o homem não pode passar sem pecar, logo não é livre. Mas. imaginemos que sim. Se existe, então sempre que pecas é por tua escolha e não por fraqueza.

Porque, se tens poder para não pecar e o fazes por tua própria escolha, então não tens perdão. E se pecas por tua opção, logo és digno de ser lançado no inferno.

E, ainda, és pior do que o diabo, pois esse faz o mal porque é isso que lhe é próprio; pois a árvore má, ainda que queira, não pode dar bom fruto; e além disso não tem conhecimento das coisas de Deus.

Mas tu, além de saberes e conheceres a vontade de Deus, dizeres que nasceste de novo e que tens o Espírito, e tendo na tua mão o não fazer o mal, ainda o fazes por escolha própria, como escaparás da condenação eterna?

Este é o estado de todos os que defendem o livre arbítrio, o diabo ao pé deles é como um santo! Porque, se eu faço o que não quero, o pecado não é imputado, mas se peco por escolha própria, jamais esse pecado terá perdão. Quem acredita que tem livre arbítrio não precisa de Cristo, pois acha que tudo depende das suas escolhas.

Pois Deus dizia:

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência ,...

Deuteronómio 30:19

Este era o desafio de Deus, escolhe a vida. Agora eu pergunto: quantos alcançaram a justiça e a vida pelo livre arbítrio? Vê quantos:

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las, E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Gálatas 3:10

Mas só os da lei? Claro que não, toda a humanidade.

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

Romanos 3:9

Foi aqui que o livre arbítrio os conduziu à maldição e à condenação.

Pois se a vida depende de mim e das minhas escolhas, então Cristo morreu em vão; pois se a vida depende da minha escolha, porque viria Ele morrer para me dar a vida que eu já tinha, ou que tenho ao meu alcance pela minha decisão? Se houvesse um só homem que fosse livre para escolher a vida, Deus não enviaria Cristo.

Quem defende o livre arbítrio, está dizendo que os santos não chegaram à vida porque não quiseram! Não quiseram ser salvos! Então e Cristo veio salvá-los contra a sua vontade?

Deus perdoará todo o pecado cometido por fraqueza, porque fiz o que não queria, por não ter poder sobre o pecado, mas jamais perdoará o pecado feito por vontade própria.

Pois, se se tem o poder de escolher não cometer pecado, então peca por escolha própria, deliberadamente; só que o pecado deliberado não tem perdão, é pecado mortal!

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

Hebreus 10:26

Pecar voluntariamente, é pecar por escolha própria, é isso que dizem os que defendem o livre arbítrio, que são eles que escolhem o bem e o mal.

Mas todo o ímpio comete pecado deliberado depois de ouvir a verdade, rejeitando a graça e escolhendo a carne; estão se auto destruindo e não sabem.

Mas porque o ímpio não aceita a predestinação sem o livre arbítrio; ou a graça sem as suas obras?

Porque o ímpio não pode aceitar a graça gratuita, é contra a sua natureza que Deus queira dar algo a alguém que Ele escolheu, sem o consentimento do homem, e por outro lado também não pode aceitar que Deus o rejeitou, pois nem o ímpio quer ser ímpio.

Então arranjou uma terceira alternativa, ou seja, o livre arbítrio para, assim, na sua ilusão, poder fugir à soberania de Deus, vivendo na fantasia de que é ele que aceita e rejeita a Deus quando quer.

Mas a única verdade é esta:

Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Romanos 9:11

Se não depende do que queres (livre arbítrio) nem do que fazes (obras), como te atreves a dizer que há livre arbítrio?

Por isso torno a dizer:

Se tens poder para não pecar e o fazes por escolha, és pior do que o diabo, pois dizes conhecer a sua vontade e, mesmo assim, escolhes fazer o mal, como pois escaparás?

Se a escolha depende da tua vontade, então porque não escolhes o que não queres ou aquilo que detestas?

Se dizes que és salvo sem méritos, como a perdes a salvação pelas culpas? Porque se não há méritos, logo, também, não pode haver culpas. E as obras só funcionam para o mal?

Se escolhes o arrependimento que garante o perdão, então quando pecas só tens que escolher o arrependimento. E assim, a essa escolha é um pretexto para pecares sempre que quiseres. E Deus perdoa sempre? Se Deus perdoa sempre, então, digo, podemos pecar à vontade!

Agora, se Deus não perdoa sempre, vai chegar uma hora em que ele não perdoa mais. E, por isso, posso perder a salvação. Dessa forma, com quantas obras se perde a salvação? Qual é o seu número? Como sabes que já não a perdeste? Só se tu nunca pecas?

Que sentido tem o arrependimento se peco por livre vontade? Como vou arrepender-me de uma coisa que fiz por minha vontade e escolha?

Mas o Deus da graça perdoa e condena a quem Ele quer; e Ele é Deus de uma só palavra; se diz que "quem crê tem a vida eterna e já não pode ser condenado", então quem invalidará a sua palavra, tornando-o mentiroso?

Um deus que agora estou salvo e mais logo condenado, que hoje me ama e amanhã está pronto a condenar-me, não é o Deus da bíblia, mas sim um deus falso, criado pelos defensores do livre arbítrio.

Que confiança posso ter num futuro onde existe livre arbítrio? Assim, até a minha eternidade com Cristo está em perigo? Até os anjos podem rebelar-se? Até Cristo pode arrepender-se do que fez por nós? Todos nós podemos voltar ao pecado, como já estivemos? Esta é a segurança dos que defendem o livre arbítrio, "areia e só areia".

Quanto a ti, que temes a Deus, sai debaixo dessa escravidão e vem conhecer o Deus todo-poderoso de que a bíblia fala desde o princípio do mundo, aquele que criou todas as coisas, e que todas as coisas lhe obedecem, no céu, na terra e no inferno.

Ele domina e sempre dominará sobre a sua criação, e ninguém pode resistir à sua vontade, principalmente, o homem, mas tudo e todos fizeram e farão toda a vontade de Deus, desde Adão ao último homem sobre a face da terra.

2 thoughts on “O pecado deliberado

  1. Maeci

    Não entendi nada. Quer dizer que se eu pecar mesmo conhecendo Jesus não há mais perdao pra mim? Alguém pode me esclarecer isso? Pq se for assim, ai de mim que sou pobre e pecadora. Quantas escolhas erradas eu fiz mesmo sabendo que era errado. Deus não me perdoa mais? E por que Jesus disse que nos deveríamos perdoar nosso próximo 70*7 por dia, mas Ele não vai perdoar se eu pecar mesmo sabendo? Eu entendo este texto como quem vive na pratica, não reconhece e não abandona. Mas quem comete e depois se arrepende e se entristece é clama a Deus por misericórdia não será perdoado? Por favor alguém tire minhas duvidas.

    Reply
    1. Carlos Brito

      Post author

      Amigo (a), não sabe o que é pecar deliberadamente? É pecar de coração, em que não se arrepende; mas se arrepende já não é deliberado. Logo, como Deus vai perdoar do que não se arrepende?

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>